Impulsionados pelo espírito Renault Sport
Há mais de 40 anos, a Renault é referência técnica na Fórmula 1. Em 1977, a marca foi responsável pelo desenvolvimento e introdução do primeiro motor turbo da história da categoria,uma motorização que seria adotadapor todas as equipes depois disso.
Obtendo vitórias com seus próprios carros, a Renault também ganhou espaço como fornecedora de motores, conquistando títulos com as equipes Williams, Benetton e Red Bull, além de vitórias com a Lotus.
Como equipe, foi campeã de Pilotos e Construtores nas temporadas de 2005 e 2006, com o piloto espanhol Fernando Alonso.
O novo Alpine A521 é feito de fibra de carbono e alumínio honey combe pesa apenas 752 kg, o mínimo exigido por regulamento. O carro tem 5,4 metros de comprimento e 2 de largura, foi projetado com base no Renault R.S.20, mas com significativas mudanças no assoalho, nas lâminas do difusor e nos dutos dos freios traseiros.
Seguindo o compromisso com as mais avançadas tecnologias, a expertise da Renault permitiu o desenvolvimento de uma moderna unidade de potência híbrida, que une o motor de combustão V6 turbo 1.6 de seis cilindros a dois motores elétricos (MGU-K e MGU-H), entregando mais de 950 CV para os pilotos.
Uma equipe experiente
Fernando Alonso
Fernando Alonso chegou à categoria em 2001 como contratado da equipe Minardi, e sua relação com a Renault teve início já no ano seguinte. Primeiro, como piloto de testes. Depois, como titular. A primeira vitória veio no GP da Hungria de 2003.
Pilotando pela Renault, Alonso se tornaria bicampeão mundial nas temporadas de 2005 e 2006. Ele é atualmente o sexto maior vencedor de todos os tempos na Fórmula 1, atrás apenas de Lewis Hamilton, Michael Schumacher, Sebastian Vettel, Alain Prost e Ayrton Senna.
Seu retorno pela Alpine-Renault visa conduzir a equipe a novas conquistas.
Esteban Ocon
Juventude aliada à experiência. Esses são os diferenciais do piloto francês Esteban Ocon, que disputa sua quinta temporada na Fórmula 1, tendo competido pela Manor (2016), Force India/Racing Point (2017-2018) e, agora, Alpine-Renault (desde 2020).
Em 2019, Esteban também foi piloto de testes da Mercedes. Sua estreia na Fórmula 1 veio depois de resultados bastante consistentes nas categorias de base, como os títulos da Fórmula 3, contra Max Verstappen, e da GP3.
Sua primeira vitória na Fórmula 1 foi conquistada no GP da Hungria de 2021.
Rumo à Fórmula 1
Aos 19 anos de idade, o brasileiro Caio Collet é uma das apostas de futuro da Alpine F1 Team. O currículo do piloto traz conquistas de destaque como o título francês de Fórmula 4 e o vice-campeonato europeu de Fórmula Renault. Em 2021, Collet disputa sua primeira temporada pela Fórmula 3, correndo na preliminar dos Grandes Prêmios de Fórmula 1.
Alpine Academy
A Alpine Academy é o programa de desenvolvimento de jovens talentos da equipe Alpine F1 Team. Consiste em descobrir, apoiar e preparar pilotos de grande potencial desde as categorias de base. Em 2021, fazem parte da academia o brasileiro Caio Collet, o francês Victor Martins, o australiano Oscar Piastri, o dinamarquês Christian Lundgaard e o chinês Guanyu Zhou.
Nossos principais parceiros
Conheça melhor os parceiros da Alpine F1 Team