Ambiente criado pela arquiteta Dorita Santiago é confortável, colorido, com plantas, estante e objetos de arte

POSTADO EM 21 DE SET DE 2016 POR EDIFICAR

A decisão de criar um espaço com mais de uma função e 30 dias de trabalho, resultaram em um ambiente que confirma uma tendência: a garagem para abrigar as duas Duster Oroch foi transformada em mais que um local que guarda os carros, na Casa Cor Paraíba, a grande exposição que vai até o dia 16 de outubro próximo. A área tem uma estrutura metálica coberta com três usos, adotando conceitos de sustentabilidade e funcionalidade, de modo criativo.

A arquiteta Dorita Santiago, na composição do Espaço Renault usou objetos de decoração e móveis desenvolvidos pelo arquiteto e designer Maurício Arruda, a partir peças de automóvel, com a estante de madeira com macacos de carro. Ela fez uma mandala com peças da logomarca da Renault, compondo mais um item de decoração.

Os carros ficam em evidência nos seus espaços. A Duster Oroch é o lançamento recente da Renault no Brasil, sendo um veículo off-road, que transporta cinco pessoas com segurança e conforto. Muro amarelo, móveis azuis, parede de alvenaria estrutural aparente, bromélias, palmeiras imperiais, e ao fundo, a parede original em cobogós azuis, deixam a garagem colorida e agradável de se permanecer.

“A Casa Cor era um sonho, desde que era estagiária, mas nunca havia tido em João Pessoa. Agora é a realização desse sonho”, conta a arquiteta que concebeu a garagem funcional com reuso de materiais, para fazer um ambiente para os visitantes da mostra de arquitetura e design que está instalada na Residência Cassiano Ribeiro Coutinho, imóvel situado na avenida Epitácio Pessoa.

Ela conseguiu parceiros para o trabalho pela proposta interessante uma garagem e trouxe, além do mobiliário moderno, obras de arte como as máscaras do artista plástico Chico Ferreira e o paisagismo que embeleza o ambiente, produzido pelas plantas tropicais de Alice Fernandes. Esta foi a primeira experiência em projeto para ambiente externo de Dorita Santiago, que, enquanto arquiteta, tem muitos projetos executados de concessionárias de veículos e em arquitetura de interiores.

Ela se declara encantada com a qualidade dos trabalhos dos profissionais que fazem parte da mostra. “Há muita criatividade e sustentabilidade, espaços bonitos, elegantes, aconchegantes. Todos os profissionais estão de parabéns, muito feliz com a arquitetura paraibana que foi mostrada aqui”, disse a arquiteta que optou por adquirir, em João Pessoa, todo o material usado no Espaço Renault. Ainda dentro do conceito de sustentabilidade, a estrutura metálica depois será removida para a área de lazer de empreendimento da construtora MGA.

 

Texto e fotos por Naná Garcez

Fonte:  http://revistaedificar.com.br/noticias/garagem-com-jeito-de-sala-de-estar-e-o-espaco-renault-da-casa-cor-paraiba/