Confira todos os detalhas da Fórmula E na temporada 2016/2017.
Confira as regras da Fórmula E
A temporada 2016/2017 foi disputada em 12 corridas. Os treinos foram feitos em 2 sessões, o 1º de 45 minutos, seguido de uma sessão de 30 minutos. Cada piloto tinha 2 carros de 200KW de potência à disposição e, no treino classificatório, lutaram com eles pela pole position. Os pilotos, divididos em grupos, tiveram 6 minutos para dar sua melhor volta na pista e os 5 pilotos mais rápidos lutaram entre si pela primeira colocação no grid. O vencedor da sessão levou 3 pontos na classificação geral. As corridas começaram com largada estática e duraram cerca de 50 minutos. Todos os pilotos foram obrigados a fazer uma parada nos boxes. O campeonato de pilotos foi decidido pelo total de pontos conquistados em cada corrida e o campeonato entre equipes, decidido com a soma da pontuação dos dois pilotos que formavam a equipe.
11ª e 12ª ETAPAS
29 e 30 de julho de 2017 no Canadá
11ª Etapa
e.Dams
- Sebastian Buemi: 0 pts
- Nicolas Prost: 8 pts
12ª Etapa
e.Dams
- Sebastian Buemi: 0 pt
- Nicolas Prost: 1 pt
Palmas! A Renault e.Dams é tricampeã da Fórmula E, com um incrível recorde de 6 vitórias em 12 corridas, sendo a única escuderia a marcar pontos em todas as corridas. A equipe venceu já na abertura do campeonato, conquistando vitórias consecutivas em Marrakesh, Buenos Aires e Mônaco. A corrida pelo título de pilotos se mostrou muito acirrada na final de Montreal, pois apenas 18 pontos separavam Sébastien Buemi do seu rival, Lucas di Grassi, antes da última corrida. No sábado, o acidente de Sébastien nos treinos livres e a sua desclassificação, naquela noite, tornaram desse um final de semana difícil para a equipe. A Renault e.Dams conquistou um total de 268 pontos que resultaram em sua terceira consagração no pódio. Sébastien terminou com um total de 157 pontos e 6 vitórias, e Nico com 92 pontos.
9ª e 10ª ETAPAS
15 e 16 de julho de 2017 nos Estados Unidos
9ª Etapa
e.Dams
- Sebastian Buemi: Não participou
- Nicolas Prost: 4 pts
- Pierre Gasly: 6 pts
10ª Etapa
e.Dams
- Sebastian Buemi: Não participou
- Nicolas Prost: 8 pts
- Pierre Gasly: 12 pts
Nova York amanheceu sob o céu azul e a promessa de uma grande corrida, e foi o que aconteceu. A equipe Renault e.dams fez uma corrida séria, Pierre Gasly ficou em quarto lugar com uma ótima performance, e o piloto Nico Prost terminou a corrida em sexto. Esse resultado aumenta a vantagem da equipe em relação a sua rival para 65 pontos. No campeonato de pilotos, Sébastien Buemi se mantém isolado na liderança.
7ª e 8ª ETAPAS
10 e 11 de junho de 2017 na Alemanha
7ª Etapa
e.Dams
- Sebastian Buemi: 0 pts
- Nicolas Prost: 25 pts
8ª Etapa
e.Dams
- Sebastian Buemi: 25 pts
- Nicolas Prost: 4 pts
A equipe Renault e.Dams conquistou uma dobradinha na EPRIX Berlim, tudo graças a uma atuação sólida do piloto Sebastian Buemi, que ganhou a corrida, e ao 8º lugar de Nicolas Prost. Com esses resultados, a equipe aumenta sua diferença para 58 pontos sobre o seu rival mais próximo. No campeonato de pilotos, Sebastian Buemi se mantém isolado na liderança. As próximas corridas acontecem em Nova Iorque no fim de semana de 15 e 16 de julho.
6ª ETAPA
20 de maio de 2017 na França
e.Dams
- Sebastian Buemi: 28 pts
- Nicolas Prost: 10 pts
O EPRIX de Paris não poderia começar melhor para a Renault e.Dams, o piloto Sebastain Buemi fez o melhor tempo durante a primeira sessão de treinos livres. O piloto suíço que largou em primeiro do grupo nos treinos classificatórios, conquistou a pole position pela segunda vez consecutiva com uma vantagem de apenas 0.006s em relação ao seu rival Jean-Éric Vegne. Já o pilodo Nicolas Prost, se classificou em 10º no grid, mas largou em 9º após uma penalidade sofrida por Oliver Turvey. Ao final de uma prova movimentada e marcada por alguns acidentes, Sebastian Buemi conquistou sua 5º vitória em seis corridas, enquanto Nico Prost cruzou a linha em 6º, mas terminou em 5º devido a uma penalidade sofrida por Robin Frijins por ter acelerado sob a ação das bandeiras amarelas. Dessa maneira, a Renault e.Dams consolida sua posição como líder do campeonato de construtores com 190 pontos, enquanto Sebastian Buemi tem 132 pontos no campeonato de pilotos, e Nico Prost está em terceiro com 58 pontos.
5ª ETAPA
13 de maio de 2017 em Mônaco
e.Dams
- Sebastian Buemi: 28 pts
- Nicolas Prost: 2 pts
A Renault e.Dams dominou o EPRIX de Mônaco, com uma atuação impecável do piloto Sebastian Buemi que liderou todos os treinos abertos, além de bater o seu próprio recorde em 1.6s e ser o primeiro a fazer uma volta em menos de 53s. Nico Prost terminou em segundo no treinos abertos com um volta de 53.237s. Durante toda a prova, Sebastian Buemi conduziu com perfeição a sua vitória, já o piloto Nicolas Prost, cruzou a linha de chegada em 10º lugar, mas devido a uma penalidade sofrida por António Félix da Costa, o piloto ficou com o 9º lugar. A Renault e.Dams deixa o EPRIX como primeira do campeonato e sem nunca ter perdido em Mônaco.
4ª ETAPA
01 de abril de 2017 na cidade do México
e.Dams
- Sebastian Buemi: 1 pts
- Nicolas Prost: 10 pts
Na etapa do México da Formule E, a escuderia Renault e.Dams deixou o autódromo com sentimentos ambíguos. Nico Prost conquistou pontos, já o seu companheiro de equipe Buemi teve uma corrida difícil, mas apesar disso, se mantém na liderança do campeonato com uma vantagem de cinco pontos à frente do seu rival ao título.
3ª ETAPA
18 de fevereiro de 2017 em Buenos Aires
e.Dams
- Sebastian Buemi: 25 pts
- Nicolas Prost: 12 pts
A etapa de Buenos Aires foi repleta de emoção O piloto Nicolas Prost terminou o percurso na quarta colocação, após um longo duelo com Lucas di Grassi. O francês terminou todas as corridas desta temporada acumulando pontos. Os dois pilotos mostraram um bom ritmo durante os testes apesar de várias bandeiras vermelhas provocadas pelos concorrentes que tiveram problemas com a superfície de concreto e asfalto do circuito. Já o piloto Sébastien Buemi largou em terceiro e dominou a corrida, chegando a sua terceira vitória consecutiva. A Renault e.Dams deixa a Argentina com 111 pontos no campeonato
2ª ETAPA
12 de novembro de 2016 em Marrakesh
e.Dams
- Sebastian Buemi: 25 pts
- Nicolas Prost: 12 pts
A Renault e.Dams venceu a segunda corrida da terceira temporada do Campeonato FIA de Fórmula E. O desempenho e recuperação do piloto Sébastian Buemi foi memorável, ele largou em sétimo lugar no grid do ePrix de Marrakesh, após ter sofrido uma penalização de cinco posições no grid devido a um problema com o extintor do seu monoposto. A estratégia da equipe, associada a uma gestão eficiente de energia e a pilotagem exemplar de Buemi, se traduziu na oitava vitória do suíço na Fórmula E.
1ª ETAPA
09 de outubro de 2016 em Hong Kong
e.Dams
- Sebastian Buemi: 25 pts
- Nicolas Prost: 12 pts
A Renault e.Dams começou com tudo a terceira temporada do Campeonato FIA de Fórmula E. Sébastien Buemi conquistou de forma convincente, a sétima vitória na categoria. Nico Prost também fez bonito, realizando uma corrida de recuperação e pulando da décima para a quarta colocação. A escuderia deixa a ilha com 37 pontos na classificação geral por Equipes, à frente da ABT Schaeffler Audi Sport e da Andretti Fórmula E, que têm 18 pontos cada uma. Largando em 4º no grid, Sébastien pilotou com maturidade e confiança, conquistando mais uma vitória e atingindo a liderança do título de Pilotos totalizando 25 pontos, com sete de vantagem sobre Lucas di Grassi. Largando na 10º posição, Nico Prost, teve um início ruim devido a um problema com o seletor, mas logo se recuperou e conquistou um comemorado quarto lugar. A Renault e.Dams, Sebastian e Nico estarão novamente na pista no ePrix de Marrakesh, que acontecerá em 12 de novembro.