Crescer de forma sustentável e planejada, criando soluções que estejam em total sintonia com o meio ambiente. Esse é um dos pilares que sustentam a atuação do Grupo Renault no Brasil.

 

Isso quer dizer que, além de se preocupar com a criação de veículos cada vez menos agressivos, a Renault do Brasil adota uma rígida política ambiental nas suas próprias instalações, protegendo local e globalmente a natureza e a qualidade de vida dos brasileiros.

 

As iniciativas ambientais da Renault englobam todos os processos de criação de um veículo. Dos estudos iniciais para se empregar um determinado material à reciclagem dos resíduos, tudo é pensado para que o meio ambiente seja preservado. O objetivo da Renault é minimizar os impactos ambientais do veículo durante todas as etapas de sua vida: concepção, fabricação, utilização e fim de vida. Por isso, a marca adota uma diversa e extensa lista de iniciativas que envolvem as áreas de engenharia, desenvolvimento de materiais, design e fabricação, dentre muitas outras.

 

Conheça abaixo os pontos de maior destaque dessa política ambiental:

 

Fibras naturais - A gradual substituição de materiais sintéticos por insumos naturais 100% recicláveis vem reduzindo significativamente a emissão de resíduos industriais. Projetos pioneiros nessa área já estão sendo direcionados a todas as unidades do Grupo Renault no mundo.

 

Veículos menos agressivos - O uso de combustíveis alternativos e a redução no consumo de energia e água na linha de produção, no uso de metais pesados, nos níveis de emissão de gases (cada vez menores) e no consumo de combustíveis, são conquistas que só trazem reconhecimento e orgulho à Renault do Brasil.

 

Reaproveitamento e redução no consumo - Otimizar recursos é o primeiro passo para preservar o meio ambiente. Nas instalações da Renault do Brasil, todos os materiais são utilizados de forma racional e consciente. Sem desperdícios e com uma redução significativa 

de agentes poluidores.

 

NBR ISO 14001 - Essa certificação apenas reforça o reconhecimento internacional dos esforços da Renault do Brasil em se criar um ambiente de produção totalmente integrado ao meio ambiente.

 

Área de preservação ambiental - De um total de 2,5 milhões de m², que constituem a área do Complexo Ayrton Senna, cerca de 60% são áreas de mata, reservados à preservação ambiental, onde se encontra grande diversidade de espécies da flora e fauna.

 

Faz parte desta preservação ambiental um estudo realizado em parceria com a UFPR, o Levantamento de Aves e Mamíferos das 

áreas de Floresta do Complexo Ayrton Senna e que foi concluído com excelente resultado, totalizando 112 espécies de aves e 28 de mamíferos. Esta iniciativa da Renault foi reconhecida e premiada na 2ª edição do Prêmio AEA (Associação de Engenharia Automotiva) de Meio Ambiente.

 

Na Renault do Brasil contamos com diversas ações de prevenção, como:

- pintura a base d’água – nível de emissões mais baixo, contribuindo para a não destruição da camada de ozônio;

- ZERO efluente líquido na fábrica de motores;

- eliminação dos metais pesados do processo produtivo;

- bacias de contenção de água pluvial;

- formações ambientais para os colaboradores;

- Sistema de Gestão Ambiental certificado ISO14001.

 

> Indicadores do IBAMA (Valores de Ruído e Opacidade)

 

> Download - Declaração Ambiental da Renault Brasil

 

> Política Ambiental

 

> Eco-drive 

 

Para mais informações, entre em contato com nosso departamento Ambiental através do e-mail meioambientecas@renault.com