O 4L foi um carro popular durante 60 anos. Mais de 8 milhões de modelos vendidos em mais de 100 países em todo o mundo!
No seu aniversário, comemore e reviva sua história em vários eventos.
nascimento do projeto
Em 1956, achando a indústria automotiva muito convencional, Pierre Dreyfus declarou:
“Os carros não têm que ter apenas quatro assentos e um porta-malas. Precisam de mais espaço!”
Ele lançou o projeto 112, um carro adaptado a uma sociedade em rápida evolução e cada vez mais versátil. Ele teria que ser adequado à cidade e ao campo, em dias úteis e fins de semana, no trabalho e nos feriados, para homens e mulheres.
Comunicação Renault - Todos os direitos reservados
um segredo bem guardado
O desenvolvimento do projeto 112 foi conduzido sob o maior sigilo. Os testes para comprovar sua solidez tiveram que ser feitos sem que ninguém soubesse! Para proteger o segredo ao transportar os 4 protótipos da Renault ao redor do mundo, ele foi chamado de “Marie-Chantal” nos telegramas:
“Marie Chantal e as crianças mandam beijos para toda a família.”
Comunicação Renault - Todos os direitos reservados
“take the wheel!”
Em 1961, o 4L foi revelado ao público em uma campanha de lançamento original. Nos arredores do salão do automóvel, 200 Renault 4s foram expostos na rua e colocados à disposição dos motoristas para um test-drive.
Com o nome “Take the wheel!”, o evento foi um sucesso: mais de 60 mil parisienses descobriram as qualidades de um modelo que logo se tornaria um ícone.
Comunicação Renault - Todos os direitos reservados
geração 1960-1970
Um carro blue-jean! O 4L ganhou tração e se tornou rapidamente uma referência de algo que não se conformava com as convenções sociais. Oferecia equipamentos e design simplificados, facilmente acessíveis a um preço fixo: 350 mil francos! Os compradores foram conquistados por seu piso plano e a possibilidade de abrir o carro por trás para facilitar o carregamento: essa abertura seria mais tarde conhecida como porta traseira. Com seu banco traseiro modular, a carroceria de volume duplo tornou-se versátil, passando de um veículo utilitário para um veículo familiar.
Comunicação Renault - Todos os direitos reservados
geração 1980-1990
Tornando-se rapidamente o carro mascote da geração, o 4L era o carro preferido do público na França e tornou-se rapidamente o “lifestyle car”. Era o carro para todos, tirando o foco das faixas de idade e dos grupos sociais e adaptando-se a todas as culturas. O Renault 4 saiu em novas edições: Safari, GTL, Sixties and Youth (Jeunesse) e esculpiu um lugar para si próprio entre os profissionais, que o vestiram com suas cores.
8.135.424 unidades do Renault 4 foram fabricadas e vendidas até 1992 em mais de 100 países!
Comunicação Renault - Todos os direitos reservados
Um carro atemporal e um clássico cult
30 anos depois, o 4L ainda está presente na paisagem automotiva. Em todos os cantos do mundo, entusiastas e fãs se encontram com seus veículos restaurados, modificados, mas de renome mundial. “Trelleurs”, o nome dado aos fanáticos do Renault 4, se encontram em ralis, como o 4L Trophy, para testar a capacidade de seus Renault 4s. Eles também vêm de todo o mundo para o Encontro Internacional 4L.
Comunicação Renault - Todos os direitos reservados
Parabéns ao 4L!
Um ilustrador, colegas colecionadores e celebridades se encontraram nesse grande evento para comemorar o aniversário do 4L e compartilhar suas experiências.
Exposições, ilustrações, histórias, vídeos e outras surpresas estarão em exposição durante este período comemorativo.
4L: um ícone pop
Curta as 14 ilustrações feitas pelo artista francês Greg que resgatam a evolução do 4L nos últimos 60 anos.
14 versões icônicas
Assista ao vídeo e descubra nossos 14 modelos mais memoráveis. Esses carros não guardarão mais nenhum segredo de você.
a exposição
Curta a exposição privada 4L remota por meio de nossa retrospectiva em vídeo filmada por drone.
produtos do 4L
Lançamento de uma coleção de produtos 4L.
4L em stop motion
Uma série de vídeos animados em stop-motion filmados com miniaturas de 4L.
entrevistas com fãs
Descubra o 4L por meio de histórias em vídeo contadas por fãs e colecionadores.
O 4L nas Jornadas Europeias do Patrimônio
Descubra o 4L sob um ângulo totalmente novo nas Jornadas Europeias do Patrimônio em parceria com a Zity.
O 4L decola!
Em parceria com a TheArsenale, o 4L decola para brincar em um playground totalmente novo.
O 4L na feira de automóveis clássicos
Conheça as 18 versões do 4L na feira de automóveis clássicos.
4L reinterpretado
O 4L passa por uma remodelação de Mathieu Lehanneur, oferecendo uma visão moderna desse modelo emblemático.
Em 1992, a apoteose do 4L em grande estilo. Uma série especial de mil unidades foi produzida para a edição “Bye Bye”. Baseado no modelo Clan, cada carro saiu da fábrica com uma placa numerada no painel, contando de 1000 a 1.
O jornal Liberation prestou homenagem ao carro com uma campanha publicitária que resgatou toda a sua história:
Fotógrafo: Thierry des Ouches
Todos os direitos reservados.