tecnologia elétrica e os componentes do motor
Sem cilindros nem pistões e sem gases de escapamento... o motor de um carro elétrico é construído a partir de um conjunto de peças destinadas a converter eletricidade em energia mecânica.
O motor utiliza uma corrente para gerar um campo magnético na parte estática da máquina (estator), que, ao se mover, acionará uma parte rotativa (rotor) acionando assim as rodas do veículo.
Nos últimos 10 anos, com foco na fabricação e na expertise francesa, a Renault vem adaptando essa tecnologia aos desafios de mobilidade de hoje e de amanhã.
Descubra abaixo os componentes de um veículo elétrico.

plataforma CMF-EV do Renault Megane E-Tech 100% elétrico
Esta plataforma CMF-EV está equipada com uma bateria ultrafina de 60 kWh e um motor elétrico compacto de 160 kW. Um piso totalmente plano, um centro de gravidade muito baixo, uma distribuição de peso otimizada e uma maior distância entre eixos conferem ao carro maior agilidade e espaço interior.
conheça as principais vantagens dessa tecnologia
A tecnologia E-Tech 100% elétrica é uma tecnologia inovadora que proporciona uma experiência de condução única e intuitiva.
A visão da Renault para o futuro
A Renault está trabalhando para melhorar o desempenho de nossos motores elétricos. Queremos desenvolver motores elétricos mais eficientes para reduzir o consumo e, assim, melhorar a autonomia.
Também planejamos intensificar a produção em nossas unidades francesas de Douai e Cléon.
A principal diferença entre um carro elétrico e um carro híbrido é o sistema do motor e as baterias.
Um carro elétrico tem um motor específico alimentado apenas pela energia elétrica de uma bateria.
Um carro híbrido tem um motor movido a combustão combinado com 1 ou 2 motores elétricos.
Sim. Na realidade, os motores dos carros elétricos atuais são tão potentes quanto os motores a combustão. Eles também têm uma maior capacidade de acelerar na partida e, portanto, oferecem saída mais precisa e suave.
Nem todos os carros elétricos têm o mesmo equilíbrio de potência; tudo depende do tamanho do motor e da capacidade da bateria. Assim a potência depende do desempenho específico de cada modelo de veículo elétrico.
A principal característica específica de um carro elétrico é o seu motor.
É um motor elétrico e não um motor de combustão. Portanto, não é alimentado por gasolina, etanol ou diesel, mas pela eletricidade de uma bateria localizada no interior do veículo.
Sua potência e autonomia variam de acordo com o modelo. Por exemplo, o Renault Megane E-Tech 100% elétrico tem uma autonomia de até 450 km (padrão WLTP) e pode atingir até 220 cv.
Outras características especiais:
Condução suave e confortável, sem ruídos ou odores, mas com uma resposta dinâmica.
Carregamento completo de forma prática e econômica, pois a bateria pode ser carregada em casa ou em um ponto de carregamento público.
Uma condução ecologicamente correta, uma vez que as únicas partículas emitidas pelo veículo são provenientes de frenagens e degaste de pneus
veja também