Em 2021 iniciamos a trajetória da cultura ESG nas redes de concessionárias Renault, com o Prêmio ESG, uma campanha que premiava os 12 melhores grupos de concessionários, engajados nas pautas ESG. Deste então, trabalhamos para um futuro mais sustentável e uma sociedade mais solidária e inclusiva.
50%
grupos com energia limpa e renovável
95%
lojas com programa Zero Paper nas oficinas(Projeto Pós-Venda 4.0)
13
grupos com sistema de captação de água da chuva
45
lojas com estrutura full E-tech
óleo longe do meio ambiente
sempre focado nos melhores cuidados, nossos concessionários fazem destinação correta do óleo lubrificante usado nas oficinas para além de outras ações.
O grupo Renault Barigui é selo ESG ouro
O primeiro grupo sustentável a receber o selo ouro ESG foi o Grupo Renault Barigui, por implementar políticas de governança ambiental, social e corporativa. Ela utiliza energia limpa e renovável, destina corretamente 100% dos resíduos gerados e ainda é carbono neutro. No âmbito social, apoia a Associação Borda Viva, o Programa Supera e as iniciativas do Instituto Barigüi. A premiação é auditados pelo Instituto de qualidade automotiva - IQA.
Com orgulho, a Renault concedeu o prêmio mais que merecido.
concessionárias que transformam: o valor do Selo ESG Renault
O “Selo ESG Renault” é um reconhecimento da montadora para as concessionárias que realizam práticas de ESG alinhadas com a agenda ONU 2030 e com a estratégia de sustentabilidade do Grupo Renault, valorizando ações nos âmbitos de meio ambiente, social e governança.
As concessionárias são classificadas e certificadas de acordo com seu empenho e participação, podendo receber selo bronze, prata ou ouro e todos critérios de avaliação são auditados pelo Instituto de qualidade automotiva – IQA.
entenda os selos
São 90 critérios internos, alinhados à estratégia da marca, distribuídos em três eixos: ambiental (40), social (27) e governança (23). Cada selo exige pontuação específica e critérios obrigatórios, como energia limpa, aterro zero, carbono neutro e inclusão de mulheres.
Ações de inovação, mais mulheres no quadro de funcionários, carbono neutro, aterro zero, energia limpa e renovável, treinamentos anticorrupção e LGPD, apoio a instituições e ONGS, entre outras ações relevantes à sociedade.
As concessionárias podem se habilitar a qualquer selo ao atender no mínimo 10 critérios, incluindo produtos biodegradáveis, auditorias, treinamentos anticorrupção e LGPD, apoio a ONGs e ações de bem-estar.