Demos a largada e estamos cada vez mais velozes

Há mais de um século escrevemos nossa história no automobilismo

Nossas primeiras conquistas esportivas

Renault Sport - Notre Histoire

o começo

Desde muito cedo, Louis Renault percebeu a importância das conquistas esportivas no desenvolvimento da imagem da marca. Em 24 de dezembro de 1898, ele provou a superioridade de sua primeira grande inovação: a transmissão direta. Sua carroça “Type A” foi a primeira a subir a Rue Lepic em Montmartre - Paris.


Após esse sucesso, a Renault entrou no automobilismo e conquistou uma série de vitórias no Grand Prix. O Renault “Type K”, equipado com o primeiro motor projetado pela Renault, destacou-se particularmente em 1902 durante a “Paris-Vienne”. A Primeira Guerra Mundial marcou uma pausa na competição automobilística na Europa, mas a Renault não ficou longe do automobilismo por muito tempo. A marca de diamantes fez um forte retorno na década de 1920 com o impressionante Renault 40CV. Vitorioso no Rali de Monte-Carlo em 1925, distinguiu-se por bater, com a sua versão específica, os muitos recordes de velocidade do circuito da época.

 

Renault Sport - Renault Gordini sur piste

a chegada de Gordini

Em 1958, a Renault colocou o fabricante italiano, Amédée Gordini, à frente da divisão de automobilismo. Nasce o mítico Renault 8 Gordini. O modelo se torna um símbolo de sucesso para toda uma geração de pilotos. A sua imensa popularidade levou à criação, em 1966, da Renault 8 Gordini Cup: nasceram os campeonatos monomarca.

Em julho de 1970, o lançamento do Renault 12 Gordini deu origem ao 'G-Day', um grande encontro de proprietários de Gordini no circuito Paul Ricard. O espírito deste evento continua até hoje através da World Series by Renault. Ao mesmo tempo, a Fórmula Renault apareceu com os primeiros carros usando o motor Renault 12 Gordini. A França sediou seu primeiro campeonato de Fórmula Renault em 1971.

Renault Sport - Alpine A110

a aquisição da Alpine

Em 1973, a Renault tornou-se acionista maioritária da Alpine, criada por Jean Rédélé, um pequeno fabricante francês com o qual a marca mantinha ligações há muitos anos. O ano de 1973 acabou sendo um ano próspero para a marca, pois o Alpine A110 “Berlinette” venceu o primeiro Campeonato Mundial de Rally.

Nossa história na Fórmula 1

Renault F1

nossos primeiros passos na Fórmula 1

Nossa história com o automobilismo começa com a chegada de Amédée Gordini, conhecido por seus carros de corrida Grand Prix. A Renault construiu a fábrica de Viry-Châtillon para abrigar suas criações. Através da Gordini, a Renault primeiro se concentrou em um motor 2.0L V6 revelado em janeiro de 1973. O motor provou ser competitivo no prestigiado Campeonato Europeu de Carros Esportivos 2.0L. Com base nesse sucesso, a Renault ingressou no Campeonato Mundial de Carros Esportivos da FIA e desenvolveu uma versão turbo do motor.
 
A Renault Sport foi fundada oficialmente em 1976, enquanto um programa de competição de monopostos (carros de Fórmula) foi lançado: Fórmula 2, Sport Le Mans, depois Fórmula 1 em 1977. A Renault começou na Fórmula 1 como uma equipe. Quando os motores concorrentes são naturalmente aspirados, a Renault alinha um motor V6 turboalimentado. Ao mesmo tempo, Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud venceram as 24 Horas de Le Mans de 1978 graças ao seu Alpine-Renault A442B, equipado com o motor Renault V6 turbo. A marca de diamantes conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 em 1979, durante o Grand Prix da França, com Jean-Pierre Jabouille ao volante do RS11.
 
No início da década de 1980, a Renault venceu 15 Grand Prix e terminou em 2º no Campeonato Mundial de 1983 graças a Alain Prost, antes de se aposentar da competição no final da temporada de 1985.

Arrêt au stand Renault Sport Formule 1

o retorno vencedor

A Renault voltou à Fórmula 1 em 2001 comprando a equipe Benetton, antes de mudar oficialmente seu nome em 2002 para Renault F1 Team.
A ascensão da Renault F1 Team coincide com a de um certo Fernando Alonso, que conquistou 2 títulos consecutivos do Campeonato Mundial de Pilotos em 2005 e 2006. A nova equipe também conquistou 2 títulos no mesmo período.

Em 2011, a Renault deseja se concentrar em suas atividades de motores, equipando outras equipes no grid. A Renault F1 Team é vendida para a Genii Capital. Os motores Renault então impulsionaram a equipe Red Bull Racing à vitória no Campeonato Mundial com 4 títulos de 2010 a 2013. Sebastian Vettel entrou para a lenda ao se tornar o mais jovem tetracampeão mundial da história da Fórmula 1.

Renault Sport - voiture Formule 1, R.S. 19

2019, 40 anos da Renault

Depois de retornar à Fórmula 1, provamos nosso valor na disciplina com grandes batalhas e boas performances.
 
Na vanguarda da inovação, dentro e fora dos circuitos, usamos nossa experiência em automobilismo e nosso know-how em elétrica para desenvolver, em colaboração com as equipes Renault F1, uma tecnologia híbrida inovadora e exclusiva: Renault E-TECH.

Renault Sport

um novo capítulo da história

Em 2021, Alpine Cars, Renault Sport Cars e Renault Sport Racing se unirão sob a bandeira Alpine para se estabelecer como a marca dedicada a carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Grupo Renault.

Já reconhecida pelo seu sucesso em resistência e ralis, a marca Alpine revelou a sua nova identidade desde 2020: Alpine F1 Team. Graças à nossa tecnologia híbrida Renault E-TECH, estamos contratando como fornecedor exclusivo de motores da equipe, que se beneficia de nossa engenhosidade e nossa experiência única em motores híbridos.

Renault Sport no Brasil

zoe-estrada

Willys Interlagos - o símbolo do Brasil no automobilismo

Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi Jr, Bird Clemente e José Carlos Pace começaram a escrever seus nomes na história do automobilismo a bordo do Willys Interlagos, a versão nacional do Renault Alpine A108. Ele era capaz de atingir 160 km/h e fazia de 0 a 100 em 14s.

zoe-frontal-cima

50 mil km

Em 1954, a Willys-Overland do Brasil convidou os maiores nomes do automobilismo brasileiro para um teste de resistência: 50 mil km acelerando pelo velocíssimo anel externo do autódromo de Interlagos. Durante 22 dias, com paradas apenas para trocas de pilotos e de reabastecimento ou manutenção, bateu-se um recorde de resistência: 97 km/h, sem descontar os pit stops. 

Renault em competições

Alt Image C29

motor E-Tech

Nas pistas e nas ruas, a tecnologia E-Tech leva nossos carros adiante com menos impacto ambiental e mais potência.
renault-competicoes

Fórmula 1

Você pode acompanhar o Alpine F1 Team seguindo nossa página: @AlpineF1Team.