Fique por dentro das regras da Fórmula E.
O Campeonato 2015/2016 está sendo disputado em 10 corridas. Os treinos livres são dividido em duas sessões: a primeira dura 45 minutos e a segunda 30 minutos. Cada piloto tem 2 carros de 200KW de potência a sua disposição. Já no treino classificatório, os pilotos lutam pela pole position. O tempo da sessão é de 60 minutos. Os pilotos, divididos em grupos, tem 6 minutos para dar sua melhor volta na pista. Os 5 pilotos mais rápidos lutam entre si pela primeira colocação no grid. O vencedor da sessão leva 3 pontos na classificação geral. As corridas começam com largada estática e duram cerca de 50 minutos. Todos os pilotos são obrigados a fazer uma parada nos boxes. A potência do carro é restrita a 170KW de potência. O campeonato de pilotos é decidido pelo total de pontos conquistados em cada corrida. O campeonato entre equipes é decidido com a soma da pontuação dos dois pilotos que formam a equipe.
9ª e 10ª ETAPA
9ª Etapa:
e.Dams
- Sebastian Buemi: 10 pts
- Nicolas Prost: Pole: 1:23.247
- Nicolas Prost: 28 pts
Pódio Renault:
- Nicolas Prost: 1º colocado
10ª Etapa:
e.Dams
- Sebastian Buemi: Super Pole: 1:22.033 Pole: 1:22.106
- Sebastian Buemi: 0 pts
- Nicolas Prost: 25 pts
Pódio Renault:
- Nicolas Prost: 1º colocado.
A Renault e.Dams é bicampeã da Fórmula E. A equipe conquistou o título no ePrix de Londres com a segunda vitória de Nicolas Prost no campeonato e a volta mais rápida da corrida, obtida por Sebastiam Buemi, o campeão entre os pilotos. A equipe colocou em prática toda a experiência com veículos elétricos e dominou o campeonato pela segunda vez consecutiva. Buemi acumulou 155 pontos e 3 vitórias. Prost marcou 115 pontos e 2 vitórias, terminando na 3ª posição do campeonato.Nicolas Prost venceu a primeira etapa no sábado e deixou a equipe bem perto do título. Já Buemi, que chegou em quinto, adiou a festa para o dia seguinte. A corrida de domingo foi espetacular. Após avarias em seu carro devido a uma colisão na primeira volta, Buemi, que não estava nem entre os 10 primeiros, lutava pelo bônus de melhor volta da corrida para garantir o título. Na penúltima volta, o suíço enfim conseguiu, e se sagrou campeão da Fórmula E 2016.A Renault pretende continuar utilizando a categoria como plataforma de avaliação de suas tecnologias para permitir que milhares de motoristas se beneficiem de seus carros elétricos. Hoje, a Renault é a líder no mercado de veículos sem emissões. O fim do campeonato consagrou a equipe por toda a energia e dinamismo dedicado em toda a temporada.
8ª ETAPA
08 de maio de 2016 na Alemanha
e.Dams
- Sebastian Buemi: 25 pts
- Nicolas Prost: 12 pts
A Renault e.Dams aproveitou muito bem a etapa de Berlim e Sebastian Buemi ficou a um ponto do líder do campeonato de pilotos.
Buemi, que largou em 2º e Nico Prost, em 6º, fizeram uma ótima largada. Sebastian Buemi assumiu a liderança e Nicolas Prost subiu para 5º colocação na primeira volta da corrida.
Na troca obrigatória de monoposto, Nicolas Prost, ganhou a terceira posição.
Já Sebastian Buemi, continuou sem grandes ameaças e recebeu a bandeirada na primeira posição, graças a uma gestão eficiente do consumo de energia.
Enquanto isso, Nicolas enfrentava uma batalha pela 3ª posição contra Daniel Abt e o líder do campeonato, Lucas di Grassi. O atual líder conseguiu uma manobra rápida e tomou a posição de Nicolas. Prost terminou na quarta posição.
A Renault e.Dams está de volta à briga pelo título e seus pilotos entrarão novamente em ação no ePrix de Londres, que é o fechamento da temporada 2015/2016.
7ª ETAPA
23 de abril de 2016 na França
e.Dams
- Sebastian Buemi: 15 pts
- Nicolas Prost: 12 pts
Na etapa de Paris, os pilotos da Renault e.Dams precisaram de uma volta para ganhar uma posição. Nico estava em quanto e Buemi em sétimo. O suíço manteve sua ascensão e ganhou mais duas posições.
Dessa vez, Sébastien ultrapassou Nico ocupando a quarta posição. Graças ao trabalho da equipe, os dois pilotos voltaram nas mesmas posições após a troca obrigatória de carros.
Na volta de número 40, Sébastien e Nico ganharam uma posição após o erro de Sam Bird e terminaram a prova em terceiro e quarto respectivamente.
6ª ETAPA
02 de abril de 2016 nos EUA
e.Dams
- Sebastian Buemi: 2 pts
- Nicolas Prost: 0 pts
Após os treinos, Antonio Felix da Costa, que tinha conquistado a pole, foi desclassificado. Com isso, os pilotos da Renault ganharam uma posição. O suíço largou em sétimo e o francês em oitavo.
Buemi havia feito a volta mais rápida da corrida quando se chocou contra a traseira de Robert Frijns. Memso assim, ele se manteve na prova. Buemi foi chamado aos boxes pela equipe e, mais tarde, sofreu uma penalidade de drive-through.
Com a penalidade, Sébastien teve que gerenciar a energia de seu grupo motopropulsor até o final. O suíço terminou em 16o e ainda fez a volta mais rápida na 28a volta.
Já Prost, fez uma corrida sólida até as trocas de carro obrigatórias. Depois de também sofrer uma penalidade, terminou a corrida em 11o lugar.
No sábado, Buemi fez o segundo melhor tempo no treino classificatório. E Nico ficou em sétimo.
Após essa prova, Buemi ocupa a segunda posição no campeonato de pilotos.
5ª ETAPA
12 de março de 2016 no México
e.Dams
- Sebastian Buemi: 18 pts
- Nicolas Prost: 15 pts
Pódio Renault
- Sebastian Buemi: 2º colocado
Na quinta etapa do campeonato, os pilotos da Renault e.Dams dominaram os treinos classificatórios em seus respectivos grupos e conquistaram a Superpole.
Após o treino de uma única rodada, Prost garantiu a segunda posição, enquanto Buemi, largou em quinto no grid.
Na corrida, Sébastien precisou de poucas voltas para ganhar uma posição. Já Nico, não perdeu contato com o líder da prova.
Com uma diferença apertada entre os 5 primeiros até a metade da prova, ficou claro que a troca de monopostos seria decisiva para o final da corrida.
Buemi saiu dos boxes à frente de Prost, na terceira colocação. Nico caiu para 5o lugar, posição que manteve até a linha de chegada. A luta pela primeira colocação entre Buemi e D'Ambrosio, e acabou beneficiando Di Grassi. O suíço cruzou em terceiro por uma diferença de apenas um décimo de segundo. Duas desclassificações beneficiaram os dois pilotos da Renault e.Dams. Buemi subiu para segundo e Prost, que ganhou duas posições, ficou em terceiro.
Nico fez a volta mais rápida da corrida. Sébastien e a Renault mantiveram a liderança da temporada entre pilotos e equipes.
4ª ETAPA
6 de fevereiro de 2016 na Argentina
e.Dams
- Sebastian Buemi: 18 pts
- Nicolas Prost: 10 pts
Pódio Renault
- Sebastian Buemi: 2º colocado
Na 4a etapa, em Buenos Aires, Sébastien Buemi levou a sua Renault e.Dams ao 3o pódio na temporada 2015/2016.
Nos treinos, Buemi fez o melhor tempo nos treinos livres enquanto Nico Prost ficou em terceiro. Nos tempos classificatórios, Prost conseguiu a Superpole do segundo grupo e largou na 2a posição do grid. Já o piloto suíço acabou rodando, e teve que largar no fim do grid.
A corrida de Sébastien Buemi foi um show de pilotagem. Ele subiu 3 posições já na primeira volta. Mantendo um desempenho eletrizante, Em 34 voltas, Buemi deixou 16 adversários para trás e foi premiado com a segunda colocação e seu terceiro pódio na temporada.
Prost manteve sua posição de largada até rodar na pista. Na 20a volta, o carro de segurança entrou na pista, permitindo ao francês a chance de se recuperar e cruzar a linha de chegada em quinto.
Com esses resultados, a Renault e.Dams avançou no ranking entre equipes. Sébastien é o líder do campeonato e Nico está em nono.
3ª Etapa
19 de dezembro de 2015 no Uruguai
e.Dams
- Sebastian Buemi: 27 pts
- Nicolas Prost: 10 pts
Pódio Renault
- Sebastian Buemi: 1º colocado
A Renault e.Dams conquistou a sua segunda vitória na temporada da Fórmula E no GP de Punta Del Este.
Depois de um acidente no segundo treino livre, Sébastien Buemi também não foi bem nas qualificações, tendo que se contentar com a 5a posição no grid de largada.
Nico Prost também não teve sucesso nos treinos de qualificação, largando na 6a posição, ao lado de Buemi.
Na prova, a sorte dos pilotos da Renault melhorou. Prost, que perdeu uma posição na largada, se recuperou e passou a linha de chegada na quinta posição, garantindo 10 pontos preciosos na competição.
Já Sébastien, fez uma corrida de recuperação até alcançar a liderança. Posição que manteve até receber a bandeira quadriculada.
2ª etapa
07 de novembro de 2015 na Malásia
e.Dams
- Sebastian Buemi: 5 pts
- Nicolas Prost: 1 pto
O ePrix de Putrajaya, na Malásia, teve um resultado além das expectativas. Mas, mesmo assim, Nicolas Prost e Sébastien Buemi conquistaram pontos preciosos no campeonato.
Os treinos livres e classificatórios foram promissores. Buemi levou a sua segunda pole com meio segundo de vantagem para o segundo colocado. Já Prost, conquistou um sólido quinto lugar no grid.
Depois de uma bela largada, Buemi manteve o primeiro lugar enquanto Nico subiu posições nas primeiras voltas. Provavelmente devido às temperaturas extremas na Malásia, Nico enfrentou problemas com o primeiro carro. Largando com o segundo monoposto, ele recuperou o domínio da situação.
Buemi passou pelos mesmos problemas e também precisou trocar de carro. Depois de perder algumas posições, o piloto suíço garantiu mais dois pontos pela melhor volta da corrida (1'22"748).
Com os contratempos, Nico ainda conseguiu acumular o último ponto possível ao cruzar a linha de chagada na 10a posição.
Buemi terminou na 12a posição.
Apesar dos resultados decepcionantes, a Renault e.Dams conquistou pontos importantes na etapa.
1ª etapa
24 de outubro de 2015 na China
e.Dams
- Sebastian Buemi: Pole: 1min3748s297
- Sebastian Buemi: 30 pts
- Nicolas Prost: Não participou
Pódio Renault
- Sebastian Buemi: 1º colocado
A primeira pega do campeonato serviu como a prova de que o carro desenvolvido especialmente para esta temporada, vai dar trabalho.
O Renault Z.E.15 se destacou nos treinos livres e, depois, nos treinos classificatórios.
A briga pela nova Superpole ficou restrita aos pilotos da Renault: Sébastien Buemi e Nicolas Prost. Buemi venceu a disputa com uma volta relâmpago de 1'37"297.
O suíço apresentou o início de temporada perfeito. Venceu a disputa particular pela pole position, fez a volta mais rápida da corrida e ainda foi o grande vencedor do ePrix de Pequim.
Prost, que andava veloz, não completou a prova.
O ritmo do líder foi tão acelerado que a diferença para o segundo colocado foi de 11 segundos.
Ao fim da prova, Buemi é o líder do campeonato assim como a Renault e.Dams é a líder entre as equipes.